Sauim de coleira

uma espécie de macaco da Amazônia, criticamente ameaçada de extinção!

A Heliconia como sempre voltada para um turismo ecológico e responsável, se sensibilizou com a campanha “Salve o Sauim de Coleira”, e abraçou essa causa.

uma-especie-de-macaco-da-Amazônia,

A campanha foi lançada no dia 20 de outubro de 2015 no XVI Congresso Brasileiro de Primatologia, realizado em Manaus – AM. A mesma foi criada no intuito de conscientizar, sensibilizar e engajar a sociedade para a conservação do sauim-de-coleira. No mesmo evento foi lançado o livro Sauim de Coleira, uma obra completa que fala sobre esse primata brasileiro . Além do livro, teve a exposição de fotos que relata a relação do homem com o Sauim ao longo do tempo.

Além de outros primatólogos e artistas, a campanha conta também com o apoio do renomado primatólogo Dominic Wormell, e do pai da primatologia Milton Thiago de Mello.

credit:Maurício Noronha

Conhecendo a espécie

Os sauins de coleira são primatas pertencentes à família Callitrichidae, que compreende os primatas neotropicais de tamanho pequeno (117 a 336mm), com peso de 125 a 583g, O nome científico bicolor se justifica pelas duas cores do pelo: a parte frontal, os braços, pescoço, tórax e parte das costas tem pelagem branca; a parte traseira do corpo é marrom alaranjada no dorso, na barriga e parte interna das pernas. A cabeça e a face não possuem pelos. Eles procriam de um a dois filhotes (gêmeos falsos) uma ou duas vezes ao ano.

Agravante

O desmatamento e o aumento da urbanização são as principais causas do desaparecimento desses primatas, e isso contribuiu também para que a especie integrasse a Lista de Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção do Ministério do Meio Ambiente – MMA, onde é catalogado como Criticamente em Perigo. Esta catalogação é o ultimo alerta, antes do total desaparecimento da espécie.
Se o Sauim de Coleira desaparecer da floresta Amazônica, sera considerado o primeiro caso de extinção de primata no Brasil.

Para conhecer mais sobre o projeto e a campanha, acesse a página facebook:

https://www.facebook.com/campanhasalveosauim/?fref=ts

O objetivo principal da campanha é incentivar a criação de unidades de conservação em Manaus e proteger a espécie, uma petição online foi lançada e busca 100 mil assinaturas.

Assine também aqui petição.

https://www.change.org/p/assine-agora-por-unidades-de-conserva%C3%A7%C3%A3o-para-o-sauim?recruiter=395095338&utm_source=share_petition&utm_medium=copylink

Dominic-Wormell

Milton-Thiago-de-Mello
expo