Cultura

A fim de melhor preparar suas férias pela Amazônia, rós recomendamos a você alguns filmes e livros sobre Manaus, a selva e conquistadores.

Nossos favoritos são as duas obras primas de Werner Herzog : «Aguirre, a cólera de Deus» e «Fitzcarraldo». O primeiro data de 1972 e relata as terríveis expedições dos conquistadores espanhóis enquanto que o segundo produzido dez anos mais tarde conta a história de Brian Sweeney Fitzgerald e seu sonho de construir uma casa de ópera em pleno coração da floresta.

Fitzcarraldo

Enfim, num registro mais familiar e numa ótica de sucesso entre as crianças, não deixe de ver «Amazonia». Este «espetáculo grandioso» segundo a revista «Elle» e «magnifica epopéia» segundo «Les Fiches du cinéma» lhe permite acompanhar as aventuras de um macaco prego em uma Amazônia tão hostil quanto magnífica. Nossa recomendação não é inocente pois Olivier Jaudoin, um dos membros da equipe da Heliconia, participou da realização do filme graças ao seu conhecimento da floresta amazônica.

amazonia

 

Para a leitura, são inúmeras as obras de qualidade mas não podemos deixar de recomendar as excelente obras de Marcio Souza, “Mad Maria”, sobre a saga da construção de uma ferrovia no meio da selva amazônica.

Podemos também destacar a obra de Milton Hatoum, “dois irmãos”. Milton é considerado o melhor escritor brasileiro da atualidade e escreveu um belo romance sobre memórias e identidade de uma família de libaneses imigrantes na Amazônia

 

Mad-Maria-livro-Marcio-Souza-capa